Software

O software usando o Scratch, denominado “À Prova de Hackers”, tem como objetivo aferir a capacidade de retenção de informação dos participantes do programa. Assim, foi aplicado no início das atividades e tinha previsão de nova aplicação ao final do ano letivo, como ocorreu em 2017. Tinha como objetivo identificar capacidades cognitivas, em especial o tempo de resposta e a memória de curto prazo dos alunos, para assim ter uma ideia de como o programa estava colaborando para o desenvolvimento dos alunos nestes quesitos.
De acordo com os testes realizados, a média de tempo de todas as questões para as meninas foi de 47 segundos com 69,20% de acertos, e para os meninos a média foi de 51 segundos com 68,10% de acertos. Quando a avaliação voltou a ser aplicada, as meninas diminuíram a média de tempo para 37 segundos e aumentaram seus acertos para 80%, os meninos ampliaram a média de tempo para 54 segundos e melhoraram seus acertos para 80,6%. Portanto, observa-se que as meninas progrediram cerca de 11% nos seus acertos minimizando em 10 segundos o tempo médio e os meninos elevaram o tempo em 3 segundos, porém apresentaram aproximadamente 13% mais acertos. Assim, pode-se afirmar que esses alunos estão expandindo suas aptidões cognitivas, além de um maior desenvolvimento da habilidade de memorização.
Levando em consideração números gerais, detectamos que no primeiro momento os alunos obtiveram uma média de tempo para responder às perguntas de 1 minuto e 17 segundos, com 68,60% de acertos. Ao final do ano, quando o teste voltou a ser aplicado, apuramos que a média de tempo aumentou para 1 minuto e 32 segundos, com 80,30% de acertos. Constatamos assim que 80% dos alunos participantes do programa melhoraram seu tempo de resposta, aumentando significativamente seus acertos nas questões propostas. Tendo em vista os resultados quantitativos, pode-se afirmar que o Programa Escola de Hackers tem auxiliado seus participantes a desenvolver suas capacidades cognitivas, apresentando um tempo de resposta mais apurado, além de um maior desenvolvimento da habilidade de memorização.
Com a coleta de dados finalizada, os alunos participantes do programa foram divididos em suas respectivas escolas, contendo números totais sobre a melhoria na capacidade de fixação de informação dos alunos. Portanto, pode-se afirmar com clareza que dos vinte e nove participantes ativos neste ano, vinte e três (cerca de 80%) obtiveram melhora significativa na aptidão de retenção de dados, assim como mostra o gráfico a seguir.

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