Blocos Lógicos
O teste com os blocos lógicos foi utilizado para selecionar os alunos de 5 das 11 escolas que participaram do programa em 2017, com o objetivo de verificar se ao fim do ano poderiam se destacar mais e apresentar um percentual menor de desistência de alunos, tornando tal teste pré requisito para que os indivíduos possam integrar-se ao projeto. Desta forma, a atividade foi iniciada com a identificação dos alunos através de uma etiqueta com seus respectivos nomes, que foi fixada em um lugar visível. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos de cinco e receberam um jogo de blocos lógicos, que era dividido em três caixas com sentenças (Tabela 1) que iam aumentando gradativamente, ao término de cada desafio, o grau de complexidade.Todos grupos retiraram uma atividade de cada caixa, tendo 5 minutos para executar cada expressão. Manipulando o material disponível (blocos lógicos), a resposta dos problemas deveria ser apresentada com os blocos que correspondessem a sentença para induzir o raciocínio lógico.
Em cada grupo passaram dois avaliadores, um para questionar e ouvir os alunos durante a execução da tarefa e ao término, outro para anotar todas as informações tendo por base os seguintes tópicos: envolveu-se na execução do desafio, destacou-se durante a execução do desafio, demonstrou clareza na apresentação. Cada colocação correta e dentro dos pontos de avaliação valeria um ponto e, ao final, foi somado para obter o resultado.
Em cada grupo passaram dois avaliadores, um para questionar e ouvir os alunos durante a execução da tarefa e ao término, outro para anotar todas as informações tendo por base os seguintes tópicos: envolveu-se na execução do desafio, destacou-se durante a execução do desafio, demonstrou clareza na apresentação. Cada colocação correta e dentro dos pontos de avaliação valeria um ponto e, ao final, foi somado para obter o resultado.
CAIXA 1 | CAIXA 2 |
- blocos circulares e grandes
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- Se blocos azuis, então quadrados
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- blocos finos e vermelhos
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- Se blocos triangulares, então coloridos
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- blocos azuis ou quadrados
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- Se blocos grossos, então circulares
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- blocos amarelos ou grossos
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- Se blocos vermelhos, então finos
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- blocos circulares ou grandes
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- Se blocos finos, então retângulos
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CAIXA 3 |
- Se blocos azuis ou vermelhos, então quadrados. Senão, círculos, triângulos e retângulos.
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- Se triângulos ou círculos, então colorido. Senão, quadrados amarelos.
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- Se blocos grossos, então colorido. Senão, finos e pequenos.
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- Se blocos grandes, então amarelos. Senão, finos ou vermelhos.
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- Se quadrados ou retângulos, então grossos. Senão, vermelhos.
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Tabela 1: Sentenças utilizadas no teste com blocos lógicos.
Ao analisar todos os dados referentes ao ano de 2017, detectou-se que os alunos selecionados pelo método de blocos lógicos tiveram um percentual 30% maior de permanência ao final do programa, demonstraram mais interesse, comprometimento, assiduidade e capacidade de desenvolvimento do raciocínio lógico mais apurado, mesmo que tenham apresentado um rendimento diário igualmente satisfatório aos alunos selecionados aleatoriamente pelo corpo diretivo de sua respectiva escola.
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