Programar é preciso
O Scratch é um ambiente gráfico de programação desenvolvido pelo MIT, permitindo e possibilitando o desenvolvimento de aplicativos que integram recursos de multimídia de forma intuitiva. Tem por objetivo facilitar a introdução de conceitos de matemática e de computação, bem como oportunizando o pensamento criativo, o raciocínio e o trabalho colaborativo. A ferramenta Scratch foi concebida e desenvolvida como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos (EDUSCRATCH, 2012).
O termo “Scratch” provém da técnica de scratching utilizada pelos disco-jockeys do hip-hop, que giram os discos de vinil com as suas mãos para frente e para trás de modo a fazer misturas musicais originais. Com o Scratch, é possível fazer algo semelhante, misturando diferentes tipos de clipes de mídia de modos criativos, usando uma programação matemática similar à feita nos programas de computador reais, porém de forma lúdica, simples e intuitiva (MARQUES, 2009).
Entre os recursos do Scratch, destacam-se as competências para a resolução de problemas e para a concepção de projetos com raciocínio lógico, decomposição de problemas complexos em partes mais simples, identificação e eliminação de erros, desenvolvimento de ideias, desde a concepção até a concretização do projeto, concentração e perseverança (SCRATCH, 2012). E é voltado ao usuário infantil e jovem. Oferece uma linguagem de programação simples, em que é possível criar projetos que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades matemáticas e computacionais, de modo a complementar e enriquecer o pensamento criativo e aprender a trabalhar de maneira colaborativa.
O termo “Scratch” provém da técnica de scratching utilizada pelos disco-jockeys do hip-hop, que giram os discos de vinil com as suas mãos para frente e para trás de modo a fazer misturas musicais originais. Com o Scratch, é possível fazer algo semelhante, misturando diferentes tipos de clipes de mídia de modos criativos, usando uma programação matemática similar à feita nos programas de computador reais, porém de forma lúdica, simples e intuitiva (MARQUES, 2009).
Entre os recursos do Scratch, destacam-se as competências para a resolução de problemas e para a concepção de projetos com raciocínio lógico, decomposição de problemas complexos em partes mais simples, identificação e eliminação de erros, desenvolvimento de ideias, desde a concepção até a concretização do projeto, concentração e perseverança (SCRATCH, 2012). E é voltado ao usuário infantil e jovem. Oferece uma linguagem de programação simples, em que é possível criar projetos que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades matemáticas e computacionais, de modo a complementar e enriquecer o pensamento criativo e aprender a trabalhar de maneira colaborativa.
O Scratch é um software livre que está disponível no site scratch.mit.edu. Neste site é possível criar uma conta para acessar, visualizar o interior e o executável de projetos já compartilhados por outros usuários , bem como compartilhar seus próprios projetos. Além disso, no site, no link Ajuda, você poderá encontrar tutoriais e vídeos que auxiliam na melhor compreensão e utilização do software. Para instalar o Scratch, versões 1.4 e 2.0, em seu computador, você poderá utilizar o mesmo link. Se preferir, você poderá realizar seu projeto online, para isso basta clicar no link Criar.
REFERÊNCIAS
EDUScratch. Site do Scratch para Educadores. Disponível em: <http://eduscratch.dge.mec.pt/>. Acesso em: 10 jun. 2017.
MARQUES, Maria Teresa Pinheiro. Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. Universidade de Lisboa, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/jPDW1d>. Acesso em: 10 jun. 2017.
ANEXO: O que a maioria das escolas não ensinam
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